Atividade 3

Trem Magnético


O trem magnético funciona através de um conjunto de imãs sob os trilhos que fazem com que não haja contato entre o trilho e o trem. Com o trem flutuando sobre uma série de imãs com polos negativos e positivos, a corrente faz com que um pólo seja atraído pelo próximo enquanto sofre uma repulsa do anterior. Ele possui uma série de vantagens em relação ao trem comum. O trem magnético pode chegar a uma velocidade de 450 km/h e seu consumo de energia é baixo, 45 kJ. Mas tem um elevado custo de produção e implantação.
No Brasil há o projeto do Maglev-Cobra, desenvolvido na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) pela COPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia) e pela Escola Politécnica através do LASUP ( Laboratório de Aplicações de Supercondutores). O trem brasileiro, assim como o Maglev alemão, flutua sobre os trilhos, tendo atrito apenas com o ar durante seu deslocamento.

O professor Richard Stephan, da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) é o coordenador do projeto do primeiro trem desse tipo desenvolvido no Brasil, o Maglev-Cobra.

Imagens:

JR-Maglev, MLX01, na linha de testes Yamanashi


Maglev em Xangai


Vídeo:



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